Fechar

Notícias

Notícias

congressosbccv.noticias

44º Congresso da SBBCV é realizado com sucesso

Foi com muito sucesso e participação expressiva dos especialistas que a SBCCV realizou seu 44º Congresso. O evento aconteceu no Rio Centro, no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 23 de abril.
Na oportunidade foram discutidos os mais diferentes assuntos relacionados à cirurgia cardiovascular.

O programa científico ficou mais condensado e enxuto, eliminando as palestras de sábado à tarde e antecipando a abertura para quinta-feira, com palestras científicas internacionais. Os simpósios dos departamentos aconteceram em um dia, com exceção do departamento de cirurgia cardíaca pediátrica, que permaneceu com dois dias. A programação de sexta-feira ficou toda concentrada em um grande auditório.

Palestrantes internacionais

Três expoentes da cirurgia cardiovascular e da cardiologia mundial abrilhantaram o evento com palestras de alto teor científico. Foram eles os palestrantes Dr. Hartzell Schaff, da Mayo Clinic; Dr. John Puskas, do Mount Sinai de Nova Iorque; e Dr. Eric Velazquez, da Duke University.

O Dr. Schaff proferiu palestra sobre a fisiologia cardiovascular na insuficiência mitral e como ela pode ajudar nas tomadas de decisão com relação à indicação cirúrgica e ao manejo pós-operatório.

Já o Dr. John Puskas por sua vez discorreu sobre a importância do uso de enxertos arteriais na Revascularização do Miocárdio e sobre a perspectiva do uso de novas tecnologias como a robótica neste campo.

Por sua vez, o Dr. Velazquez, cardiologista e ecocardiografista, discorreu sobre os vários achados do estudo STICH, do qual ele foi um dos principais autores.

Sempre atual, o tema das TAVIs e sua expansão para indicação em pacientes de risco intermediário ocupou grande parte das palestras e dos simpósios satélites. Assim como vários palestrantes discorreram sobre o papel das próteses aórticas de implante rápido.

Eleições nova diretoria

Como não poderia deixar de ser, a sucessão da diretoria da SBCCV foi assunto muito comentado pelos congressistas. Os candidatos à presidência Rui Almeida e Henrique Furtado e suas chapas trabalharam bastante para apresentar suas propostas e conquistar mais votos para a eleição que será realizada entre os dias 22 e 25 de maio.

Tanto na abertura quanto na assembleia geral, o atual presidente da SBBCV, Dr. Fábio Jatene, enumerou as conquistas da atual diretoria, ressaltando que elas foram mérito não apenas da atual gestão, mas do trabalho ininterrupto de todas as gestões que a antecederam.

Dentre estas conquistas estão a residência médica em cirurgia cardiovascular de acesso direto, o aumento da tabela do SUS para cirurgia cardiovascular pediátrica, a homologação, junto ao CFM, da habilitação do cirurgião cardiovascular em tratar de forma percutânea toda a aorta.

Premiações

No encerramento foram laureados os melhores trabalhos do congresso, inclusive com a volta das premiações em passagens aéreas e inscrições para eventos científicos importantes.

SCICVESP

Paralelo a todas as atividades do congresso, a diretoria da SCICVESP esteve reunida no dia 21 de abril trabalhando nos preparativos do Congresso da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo, que será realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2017, no Guarujá.

“Foi um evento agradável e de alto nível. Estamos trabalhando fortemente para que o nosso o nosso congresso, faça ‘jus` ao gabarito dos cirurgiões cardiovasculares paulistas e brasileiros”, concluiu o presidente da SCICVESP, Marcelo Jatene.

Comentários