Fechar

Notícias

Notícias

XV Congresso Scicvesp

Mensagem do Presidente – abertura do XV Congresso da SCICVESP

“Caros colegas,
Nosso encontro bianual através do Congresso da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo finalmente chegou.

Esta é a 15a edição do evento que nasceu e permanece com a proposta de reunir e difundir o que há de melhor em nossa especialidade, procurando associar inovação, prática assistencial, atualização e treinamento.

Foram meses de muito trabalho e envolvimento de todos os membros da diretoria para realizar uma programação de alta qualidade, reunindo colegas com ampla experiência em suas respectivas áreas.

O Hotel Casagrande, no Guarujá, escolhido para sediar nosso encontro, apresenta a estrutura necessária para a realização de um evento de qualidade, tanto para os congressistas, quanto para as famílias que vieram acompanhá-los e aproveitar um final de semana prolongado.

Com relação ao programa científico, temos várias sessões tratando assuntos de alta relevância em nosso momento atual. Uso das salas híbridas na prática diária, tecnologia relacionada a dispositivos valvares de implante rápido, tratamento endovascular de doenças da aorta, tratamento cirúrgico da ICC, uso de selantes biológicos e aspectos relacionados à qualidade da assistência e segurança do paciente. Apresentações a respeito do estado da arte de cada sub especialidade também estão contempladas.

Contaremos com uma especial conferência ministrada pelo Dr. Luiz Carlos Bento de Souza sobre a história da cirurgia de revascularização do miocárdio e suas perspectivas futuras. Vamos receber três palestrantes internacionais: os Drs. Thomas Spray, Brian Bruckner e Danny Dvir, que trarão suas experiências em assuntos inovadores e importantes para nossa prática assistencial.

Consideramos as atividades de Hands On um dos destaques do evento. Serão duas sessões: uma sobre inovações em cirurgia cardiovascular e outra sobre dispositivos de assistência ventricular, oferecendo a todos os participantes um contato prático com tecnologias de última geração em próteses valvares, endovasculares, circulação extra-corpórea, ECMO e outros tipos de DAV.

Também dedicamos uma atenção especial ao já tradicional Simpósio da Perfusão. As inscrições foram preenchidas em tempo recorde, demonstrando toda a credibilidade que o evento conquistou nas últimas edições.

O número de inscrições para concorrerem como Temas Livres – Apresentação Oral e Pôsteres – é outro recorde a ser comemorado. Teremos a apresentação de 46 trabalhos científicos, reforçando o interesse e a importância da produção científica em nosso meio.

Tivemos um forte apoio da indústria e de empresas relacionadas à nossa especialidade, que se organizaram e nos suportaram. Recomendo fortemente a visita aos stands das empresas, momento oportuno para a troca de experiências.

São Paulo é hoje responsável por 26% do volume de cirurgias cardiovasculares no Brasil. São mais de 25 mil cirurgias por ano realizadas em nosso estado. Sabemos da importância de manter esta liderança não só na quantidade de procedimentos realizados, mas também no nível dos resultados apresentados.

Temos a certeza de que estes dois dias de congresso serão extremamente proveitosos. Sairemos daqui com a convicção de que a busca incessante por conhecimento, treinamento e capacitação tem um objetivo maior, que é oferecer aos nossos pacientes as melhores alternativas de tratamento.

Bom congresso a todos!”

Dr. Marcelo Biscegli Jatene
Presidente da SCICVESP

Comentários